O caminho do guerreiro é o caminho da pena e da espada, esse conceito vem do antigo Japão feudal e determinava que o guerreiro (bushi) dominasse tanto a arte da guerra quanto a leitura e que ele deve apreciar ambas as artes. O bushi deve aprender o caminho de todas as profissões, se informar sobre todos os assuntos, apreciar as artes e quando não estiver ocupado em suas obrigações militares, deverá estar sempre praticando algo, seja a leitura ou a escrita, armazenando em sua mente a história antiga e o conhecimento geral, comportando-se bem a todo momento para ter uma postura digna de um samurai, tudo isso sem desviar do verdadeiro caminho, o Bushido. Os samurais também precisavam ter autocontrole, desapego e austeridade para manter a sua honra, em função disso, podemos dizer que o samurai é o guerreiro completo e o seu código de honra (O Bushido) tem forte influência no estilo de vida do povo japonês e oferece uma explicação do carácter e da indomável força interior desse povo.
Para o Bushido, o caminho do guerreiro exige que a conduta de um homem seja correta em todos os sentidos, dessa forma, a preguiça é um mal que deve ser abominado. Mas existem problemas quando a pessoa se apoia no futuro, pois torna-se preguiçosa e indolente, já que deixa para amanhã, aquilo que poderia ser feito hoje. Pessoas que agem dessa maneira, não seguem o verdadeiro preceito do Bushido, que de um modo geral, é a aceitação final da morte.
Se o guerreiro tem plena consciência da morte, evitará conflitos, estará livre de doenças, além de ter uma personalidade com muitas qualidades e diferenciada às dos demais seres humanos. O guerreiro vive o presente sem se preocupar com o amanhã, de modo que quando contempla as pessoas, sente como se nunca mais fosse vê-las novamente e, portanto, o seu dever e consideração às pessoas serão profundamente sinceros. O verdadeiro guerreiro é aquele que aceita a morte, dessa maneira, ele não se meterá em discussões desnecessárias que venham a provocar um conflito maior, já que assim ele pode acabar sendo morto e isso resultaria na sua desonra ou afligiria a reputação e nome de sua família. Se a idéia de morte é mantida, será cuidadoso e susceptível de ser discreto e não dirá coisas que ofendam às outras pessoas. Também não cometerão excessos doentios com a comida, bebida e sexo, usando a moderação e a privação em tudo, permanecendo livre de doenças e mantendo uma vida saudável.
Bem, era esse o ponto que queria ressaltar com todo esse falatório que comecei, queria que a todos os leitores desse post reflitam sobre sua conduta, seu estilo de vida, sobre seu caráter, que dêem mais valor a coisas simples, como são as virtudes do Bushido, não estou dizendo para se tornarem pessoas Depressivas, vivendo cada dia como se fosse o ultimo, fazendo coisas pensando em uma morte digna, mais sim para Viver mais o hoje, serem mais Sinceros com os outros e consigo mesmos, enfrentarem grandes problemas sem mais rodeios, evitarem de se prender a coisas que sugam sua vida, que é o caso da Preguiça, que foi citada anteriormente, evitarem de entrar em conflitos desnecessários e buscar ser alguém melhor a cada dia tendo conhecimento de suas limitações e trilhando seu caminho seja la qual for ele.
Aposto que boa parte desse texto foi extraido da Wikipédia.
ResponderExcluirmais anyway, lindo !
Entao vc perdeu , pq nao foi extraido de lugar algum >.<
ResponderExcluirQue dize , na verdade , tudo que eu disse foi oque eu aprendi com o Livro Gorin no Sho e com o Anime Samurai Champloo o.o
ResponderExcluirObs: Comentário mais infeliz do mundo o.o
ResponderExcluir