Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Você é tudo o que você precisa.



Será mesmo?
Será que tudo que você precisa para realizar feitos incríveis está dentro de você?
Você leu a frase acima? Realmente leu e entendeu?
Por favor, leia-a novamente.
A resposta é sim.
Para ser o campeão, o número 1 do mundo, o melhor em qualquer coisa que queira, você já tem o principal: vida.
Não, eu não vou começar a falar pra você agradecer a Deus por estar respirando, até porque não acho mentalmente saudável conversar com seres imaginários...
"♫The meaning of life is to give life meaning♫" (The Sixth Extinction - Ayreon)
Sim, sim, uma frase tão vazia quanto uma concha inabitada e tão verdadeira como um coice de um cavalo. O sentido da vida é dar sentido à vida.
O seu sentido da vida, a sua motivação não é igual a minha. Você dará sentido a sua vida, assim que descobrir o sentido que quer dar a ela, e quando descobrir isso se motivará inexplicavelmente.
Para algumas pessoas a motivação vem de um simples pensamento: EU estou vivo, e farei da minha vida uma experiência magnífica e significativa, realizando todos os meu sonhos. Mas se você precisa de algo a mais, acompanhe-me.

Algumas pessoas parecem não conseguir entender que o simples fato de estarem vivas é o suficiente para se motivarem. O que você deseja na vida? Ficar deitado no sofá assistindo TV? Sentado em frente ao computador vendo o tempo passar? Dormir a noite e a tarde no mesmo dia? Você pensa que não consegue antes mesmo de tentar? Você acha que não tem talento e por isso não tenta aprender? Você se julga bom demais para alguma coisa e nem se dá ao trabalho de fazer? Quer ter muito dinheiro e fazer compras todos os dias, durante o dia todo? Não fazer nada? É isso que você quer? Tenho más noticias... você está jogando fora uma única chance... a chance de viver.
"Olha... Tipo assim... Eu sei o que eu quero que aconteça na minha vida, só não tenho motivação para fazer acontecer."
O QUE!?!??! Como Diabos você sabe o que quer mas não tem motivação pra fazer acontecer? Desculpa, se você pensa assim, eu não posso te ajudar.
Responda: O que eu quero que aconteça na minha vida?
O quão rápido respondermos essa pergunta, teremos a motivação para realizar nossos objetivos.
Não procure motivação em livros, em músicas, em pensamentos famosos. A sua motivação, como indica o pronome possessivo, lhe pertence.
Antes de deitar no sofá e pensar "estou cansado e desmotivado", ainda em pé, pense "o que eu quero da minha vida?" e trabalhe para seus desejos acontecerem.
Parece tão fácil não?
Não?
Tudo bem... tudo bem... Falarei um pouco sobre minha experiência de motivação.
Nunca fui o aluno que sentava na primeira cadeira. Não tirava notas altas na escola. Não era organizado. Não levava nada até o fim. Era gordinho. Enfim, não era um exemplo de motivação.
No período colegial, não realizei praticamente nada de admirável. Cumpria o meu papel de bom filho, conseguia a média para passar na escola e não brigava na rua.
Mas o tempo passa e naturalmente você começa a se identificar com algumas coisas do mundo e uma das minhas primeiras e maiores paixões foi a música.
Sempre gostei de música, e sempre soube que tipo de música eu gostaria de escutar, mas claro que tudo veio no seu tempo... Devido a esse amor decidi que aprenderia a tocar guitarra. Sem professor, sem instrutor. Eu, uma guitarra do meu pai e a Internet. Aaaah, a Internet. Minha primeira dificuldade foi aprender sozinho, pois é difícil saber o que estudar e como estudar. Eu estudava coisas muito avançadas e não as entendia, ficava frustrado. Não sabia que elas estavam muito além das minhas habilidades até aquele momente. Isso já seria o bastante para algumas pessoas... "Aaaah, eu não tenho dom!!!1!!one!1!".
Mesmo assim eu insisti. Eu continuava procurando as técnicas que eu poderia executar e pouco a pouco ia melhorando. Por que? Por acaso eu ficava assistindo filmes de motivação? lendo livros sobre o assunto? Não, eu simplesmente sabia que eu queria música na minha vida, e que eu queria chegar a um nível de habilidade.
EU quero chegar lá, esse é o combustível.
Mas ainda na questão do aprendizado da guitarra, me deparei com um problema muito incomum. Eu tinha uma dificuldade com minha mão direita e não conseguia executar o movimento correto. Após quase 3 anos treinando guitarra, fui refinando meus conhecimentos e descobri que minha técnica na mão direita se comparava a de alunos iniciantes. Pra ficar mais estranho ainda, devido ao fato de ser ambidestro, por alguma peripécia do destino eu conseguia fazer com a mão esquerda perfeitamente o que a direita deveria fazer, detalhe, eu nunca treinei a mão esquerda pra fazer a função da direita. Frustrante não? Agora me perguntem se eu chorei? Eu reclamei? Eu desisti? Eu culpei alguém por isso? Não. Eu ainda era o mesmo garoto, com a mesma vontade de aprender e eu sabia que eu queria música na minha vida. Então eu aceitei minha condição. Imaginem como é difícil estudar durante 3 anos e ter que aceitar que tudo que fez, nesse caso em relação à minha mão direita, praticamente não valeu de nada? Pois bem, eu voltei a treinar como uma pessoa que nunca pegou em uma guitarra. Procurando técnicas, estudando estilos, assistindo vídeos. Até pensei em mudar completamente meu estilo passando a tocar como canhoto, já que a mão esquerda fazia o trabalho da direita! Pensei em vender minha guitarra e comprar outra no estilo canhoto. Ou seja, eu iria começar TUDO de novo, agora como canhoto. Tudo isso pra que? Por que? Eu vivia de música? Eu ganhava dinheiro com música? Não.
Minha motivação vinha do meu desejo de aprender. "Eu quero música na minha vida." Esse era o meu pensamento. Movido por esse sentimento comecei a fazer tudo que podia pra resolver esse problema e aprender a usar minha mão direita corretamente. Comecei a exercitar meu antebraço direito, todos os dias, o dia inteiro. Por ser ambidestro você faz algumas atividades como destro e outras como canhoto, então passei a fazer tudo como destro. Eu mudei praticamente todo o meu comportamento só pra exercitar meu antebraço direito, pra talvez ter um resultado, que podia, ou não, dar certo. Comecei a praticar minhas atividades preferencialmente canhotas como destro. Comecei a praticar diariamente tiro ao alvo com uma arma de pressão do meu pai como destro, pois eu sempre fazia como canhoto. Comecei a jogar sinuca como destro. Eu lavava, enxugava e secava a casa do meu pai, pois eu fazia isso como canhoto, e agora eu "treinava guitarra" rapando a área como destro.
Quem, em seu estado normal, iria rapar a área de casa achando que está contribuindo para o seu treino de guitarra?
Alguém motivado.
E aqui eu cito um ponto muito importante da motivação: resultados.
Como acha que eu me sentia quando, após vários dias de 'treinamento', via um progresso? Eu queria explodir de felicidade! Você sabe como é bom progredir? Alcançar resultados? Ultrapassar as metas? Pois bem! Ver minha evolução me motivava ainda mais. Eu estava cada dia mais próximo do meu objetivo.
Sobre minha técnica com uma guitarra, saibam que ainda não cheguei onde quero, mas o que eu quero é algo extraordinário.
Vocês podem pensar: "Aaah, isso é motivação sobre uma coisa legal!"
Certo... Podemos falar de uma coisa 'chata'. Estudos.
Sim, sim... o vilão de quase todos os adolescentes e a preocupação máxima de todos os pais.
Estudar não é a coisa mais agradável do mundo quando não se quer estudar e por isso eu nunca tirei notas excepcionais na escola.
Quando entrei na faculdade, tudo continuou igual... Notas regulares e praticamente sem estudo em casa.
Então vem a pergunta: "Você não tinha motivação?"
Não era esse o problema, a questão era que eu não tinha respondido: "O que eu quero com esse curso superior?" Eu não sabia o que estava fazendo lá, não sabia por que, simplesmente ia pra faculdade.
Pois bem, continuei sendo um aluno regular até o oitavo período, quando respondi a pergunta.
"Eu quero ser professor universitário, advogado e galgar um cargo público com vencimentos superiores a 56 salários mínimos." Pronto. Minhas notas subiram de 7.0 pra 9.0 e assim segui até o termino da faculdade.
Um detalhe, consegui esse progresso na média simplesmente por prestar mais atenção na aula e estudar cerca de 2 horas por dia. Motivação vinda dos meu desejos!
Após terminar a faculdade de direito você encontra um grande desafio se deseja seguir a carreira de advogado: a prova da OAB.
Pois bem, novamente respondi a pergunta. "O que quero com essa prova? O que significa pra mim, ser um advogado?"
Isso foi o suficiente pra que eu acordasse às 8:00h da manhã e dormisse às 23:00h todos os dias, durante quase 3 meses. Passava o dia na frente de um computador estudando. Levantava de lá só pra comer e malhar. Se fizermos as contas, passei de 0:00h de estudo por dia, pois eu já tinha me formado e não estava estudando nada, para 12h de estudo por dia, tirando o tempo pra comer e malhar. Alguns dias eu estudava mais, ia até 00:00h e no outro dia acordava no mesmo horário, eu não pensava: "Aaah, estudei até mais tarde ontem, tenho crédito pra ficar na cama mais um pouquinho..."
A cada dia que eu percebia que estava mais maduro no universo jurídico, me sentia bem, me sentia maravilhosamente bem! Eu estava fazendo o que eu queria para alcançar meu objetivo e eu estava evoluindo!
Motivação?! Inifínitos níveis de motivação!
O resultado da prova da OAB? Ainda não foi publicado o resultado final, mas... a prova estava tranquila, até hoje, quase um mês depois da realização, os próprios cursinhos que preparam os candidatos para a prova não sabem quais as respostas. o/
E se o resultado for negativo? E se eu não passar? Terei feito tudo em vão?
Não. Tem Prova da OAB todo ano, 3 vezes por ano. Eu estudarei pra próxima. Motivação pra estudar?
Basta responder se lograr êxito nessa prova é importante, se for... com certeza estarei motivado.

Posso até colocar esse delicado assunto de uma forma muito rude, mas eu não gosto de 'desculpinhas'.
Não gosto mesmo.




Motivação vem de dentro, pois com ela você se realiza.

7 comentários:

  1. Onde está Jesus nessa história!? òó

    ResponderExcluir
  2. Jesus... Jesus...
    se tivesse Jesus eu teria ficado orando e nada tinha acontecido!!

    ResponderExcluir
  3. Olha, minino! Jesus e Deus são os caras que garantem que tudo dê certo na sua vida. QUem fez vc passar nos concursos? Deus e Jesus trabalhando vinte e quatro horas por dia lá no Céu, te abençoando, né? Ou eu tou errado? Pega com Deus que vc consegue tudo, né? Quem permitiu que vc aprendesse música? QUem te deu o DOM...? O dom é de DEUS E DE JESUS... eles te deram o dom para vc louvar eles com seu dom, né? Reza umas vinte ave maria ae pra vc ser perdoado pelas suas blasfêmias, pq senão Deus e Jesus vão te tocar no Inferno, apesar de te amarem muito! Se eles te mandarem para o Inferno será por puro e simples amor, né? Pq vc não foi fiel, né?

    ResponderExcluir
  4. Eu quero mais é que você, Jesus e Deus vão jogar war.

    Cambada de atoa...

    ResponderExcluir
  5. Para de escrever bobera e vai shredar !

    ResponderExcluir
  6. "AH ISSO AKI TA MUITO BOM ISSO AKI TA BOM DEMAIS [...]"

    ResponderExcluir
  7. Entao vem x1 no mid se tu é tudo isso mesmo

    ResponderExcluir